2.4.09

Sê Vigilante

Folhas 1, § 139:
“É mais sábio estudar nas manifestações da vida. Na vida, Eu te darei muitos sinais, mas sê vigilante”.
Estudar nas manifestações da vida. E, o que é a nossa vida? Uma luta incessante para nos ajustarmos, para nos transformarmos. Lutamos para sermos pessoas melhores, para mudar nosso temperamento, nossos hábitos, para superar nossos conflitos. E por que tantos conflitos? Por que inventamos conflitos, se o que buscamos é uma vida pacífica, cheia de amor e luz? Por que custamos tanto a perceber essa Luz que existe em nós e, percebendo-a, custamos tanto a expressa-la?
Sabemos que o conflito existe por causa da contradição em nós existente; por causa da nossa memória associativa que dá continuidade a acontecimentos do passado; porque nossa mente é extremamente complexa, por vezes, terrivelmente destruidora, outras, extraordinariamente criativa.
No entanto, queremos nos libertar (em todos os sentidos). E o que fazemos? Para nos libertarmos de nossos conflitos, de nossos pensamentos, nós os reprimimos, fugimos deles refugiando-nos em várias formas de entretenimento (inclusive os religiosos), fazemos análise ou nos isolamos. Mas tudo isso são formas de resistência ao fato real e não se pode terminar com o conflito pela repressão do pensamento ou recorrendo a diferentes expedientes.
Nós sabemos que quando aquietamos a mente e sentimos o silêncio, alcançamos esse estado de serenidade, paz interior, alegria. Mas são pequenos momentos; como fazer para que eles se repitam sempre que quisermos ou necessitarmos; e como viver dessa maneira se a vida exige movimento, mudança, ação? Podemos atuar refletidamente, quando necessário, e não nos utilizar do pensamento se ele é desnecessário?
“Pode a mente ficar tão atenta que, estando desperta, possa pensar e atuar quando necessário e permanecer desperta enquanto atua, sem adormecer nem funcionar mecanicamente ? A questão, pois, não é de sabermos se devemos pensar ou não, porém de sabermos nos manter despertos”. (Krishnamurti)
E este é o tema de nosso trabalho:
VIGILÂNCIA: - cuidado, atenção, cautela, zelo.
VIGIAR: - atentar em, velar, estar de sentinela, estar desperto (fig.): cuidar, acautelar-se.
VIGILÂNCIA é um estado de atenção integral.
E o que é ATENÇÃO ? Segundo Krishnamurti, “prestar atenção é aplicar a mente, o coração, toda a energia física. Atenção significa aplicação total – quer dizer, escutar, ouvir,ver com a totalidade de nosso ser – com nosso corpo, nervos, olhos, ouvidos, mente, coração, tudo. Nessa atenção total não existe divisão, não há resistência de espécie alguma.”
VIGIAR o quê ?
Sai Baba – no livro Sadhana – O Caminho interior, Cap.VI, pág.148 – 29:
“A mente deve ser compelida a submeter-se aos ditames da vontade. Por agora, você se deixa desviar pelos vagares da mente. Eis por que eu digo WATCH (vigie):
- W - de Word – vigie sua palavra - A - de Actions - vigie suas ações - T - de Thoughts - vigie seus pensamentos - C - de Character - vigie seu caráter - H - de Heart - vigie seu coração
PALAVRAS:
Saint Germain, § 79:
“O estudante deveria acautelar-se, com grande vigilância, para não empregar o EU SOU em expressão negativa, porque quando dizeis “Eu Estou doente” ... estais lançando esta poderosa energia em ação ...”.
PENSAMENTOS:
A energia segue o pensamento – é a lei básica subjacente a todo trabalho mágico (refocalização).
Folhas I, 331:
“Em tuas mãos estão as maiores possibilidades. Sê vigilante”.
Coração, 495:
“O conselho de ordenar os próprios pensamentos é o começo do saneamento do coração ... Os pensamentos desordenados são como piolhos e pulgas, eles ferem a substância sutil.”
Coração, 16:
“Como seria belo se cada um se interrogasse, no fim do dia, sobre a qualidade de seus pensamentos durante as horas desse dia!”
EMOÇÕES:
Mundo Ardente I, 257:
“O vigia deve ser perscrutador, mas não suspeitoso. O equilíbrio não vem da suspeita. A coragem procura a causa, mas não suspeita. A suspeita é, antes de tudo, ignorância.”
Mundo Ardente II, 269:
(Grande vigilância). “Nem a desconfiança, nem a sonolência, mas o olho bondoso e o coração aberto levam à compreensão das novas manifestações do Mundo Ardente.”
Saint Germain, 76:
“EU SOU a Guarda Invencível, estabelecida, sustentada e mantida sobre a minha mente, meu corpo, meu lar, meu mundo e meus negócios.”
AÇÕES:
Mundo Ardente II, 97:
“É necessário transformar a vigilância em cooperação e informação mútua.
Agni Ioga, 290:
“ ... o semeador espalha largamente as sementes. O vento leva muitas delas, mas o semeador canta, pois para ele, o campo não está vazio. Para ele, é indiferente qual dos segadores colherá sua safra e quem armazenará as novas sementes. O trabalhador mais digno de confiança é encarregado da semeadura. O campo é vasto, mas a mão experiente não cansa.”
Coração, 306:
“O Mestre pode mostrar a direção, às vezes pode prevenir, mas muitas ações deverão ser executadas pelo próprio discípulo. Ademais, é preciso manifestar estas ações voluntariamente. Nesta aspiração voluntária está contido o auto-aperfeiçoamento.”
CORAÇÃO:
Agni Ioga, 49:
“O coração sabe a verdade desse caminho.”
Mundo Ardente II, 169:
“O grito do coração é geralmente compreendido como um conceito abstrato. Tal som existe realmente e nele se expressa uma energia poderosa. Os mais perigosos assaltos das trevas se despedaçam contra esta tensão de energia. (Tal grau de aspiração não é freqüente). O coração ardente, vigilante, sabe quando será necessária a invocação de toda energia psíquica, pois o ataque é sempre súbito e a acumulação de força só é possível quando houver grande vigilância.” Coração, 350:
“Simultaneamente com a acumulação das energias, pode-se sentir um aparente vazio. Deve-se observar esta sensação com muito cuidado. Freqüentemente, esta é uma certa zona defensiva que resguarda o coração dos golpes destruidores, como se fosse uma armadura protetora. Alguns julgam esta sensação como desunião, e inutilmente se angustiam; outros consideram que este sentimento significa o fim do perigo e abandonam sua vigilância. Tanto uns como outros somente impedem o fluxo da energia. Mas o guerreiro já experimentado dá valor a este escudo, que protege tanto suas forças.” POR QUE VIGIAR ?
SINAIS:
Folhas 1, § 139: - “É mais sábio estudar nas manifestações da vida. Na vida, Eu te darei muitos sinais, mas sê vigilante”.
Coração, 285: - “Não é preciso esperar uma resposta do Mestre somente em palavras comuns. A resposta pode chegar através de numerosos sinais, tanto evidentes como distantes.”
Folhas I, 321: - “Contempla a Natureza quando nela estiveres. Presta atenção à manifestação da criação em cada som do deserto. O Mestre está por trás de cada manifestação de teu espírito.”
Folhas I, 209: - “”...sê atento ao movimento até de uma pequena folha de relva.”
SERVIÇO:
Folhas I, 232: - “A senda da virtude não é um cantar de salmos, mas trabalho e serviço.”
Mundo Ardente II, 97: - “É necessário transformar a vigilância em cooperação.”
Coração, 300: - “Se o pensamento em si contém energia criativa, então, como é útil dirigir bons pensamentos ao espaço.” (para o bem do mundo).
CHAMADO:
Folhas I, 169: - “Sê paciente em tua vigilância. O chamado pode vir mesmo em hora noturna.
Evangelho (Mateus 25, 1): - As virgens sábias e as tolas. Dez virgens esperam o esposo (para a concepção mística); todas levam lâmpadas ainda não acesas, 5 levam óleo para alimentar a lâmpada. É necessário manter acesa a luz permanente do Eu Divino (da consciência de Deus), e não apenas acender lampejos intermitentes do ego humano. “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.”
EVOLUÇÃO:
Coração, 521: - “O caminho é único e a destinação é vista de cima.
Agni Ioga, 36: - “Todo movimento da consciência deve ser dirigida para a corrente da evolução. Todo passo da vida deve ser considerado inseparável do aperfeiçoamento.”
Ficai vigilantes para que vossa luz crística permaneça acesa, dia após dia, noite após noite. Acendei vossa chama interna! Despertai vosso Cristo Interno. Vigiai para que possais vos desvencilhar de todo tipo de inverdades e ameaças ao prosseguimento de vossas tarefas espirituais.
Invocação de Saint Germain: - Ó Poderosa e Infinita Presença! Manifesta Tua Presença em Tua Soberania Dominadora e em Teu Poder! Poderosa Presença do Mestre no íntimo de cada um – desperta! Anula este eu externo e humano e impõe o Teu Domínio para todo o sempre! Há somente uma Inteligência, uma Presença, uma Essência, um Amor – e és Tu! Derrama Teu Resplendor através do véu externo da carne e ordena que Tua Perfeição assim se manifeste e permaneça!”

2 comentários:

  1. realmente nestes momentos finais não podemos nos desviar da meta principal, do objetivo primordial que é nossa elevação e a elevação de toda a humanidade. as destrações são um perigo nessa hora e todo cuidado é pouco.
    que os santos seres crísticos de cada um seja ativado nesses portais que serão abertos e que cada ser possa redirecionar suas energias para a cura da terra e toda vida. que assim seja.

    namastê.
    Ayam.

    ResponderExcluir
  2. Oh! minha Divina Presença Ayam, faça em mim tua imagem perfeita.
    Sê em mim assim como tú és.
    Eu estou pronto para receber essa tarefa de manifestar em mim a tua essencia verdadeira e anular cada dia mais o meu eu personalidade para sempre, para que eu não seja mais eu mais o Todo em mim, AYAM.
    Hoje onde são abertos novos portais evolucionários na Terra que eu seja ativado também todos os meus chacras e me sintonize com toda essa dádiva e que eu compartilhe com toda a humanidade essas bençãos sem par.

    Que isso seja a nova Era de libertação, regeneração e cura para todos nós habitantes dessa amada terra. graças, graças e graças sempre e sempre. por toda a eternidade.
    Ayam, Namastê.

    ResponderExcluir