2.4.09

Alargamento da Consciência

O Novo Aurélio qualifica consciência como "atributo altamente desenvolvido na espécie humana"; faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados (por isso posso sentir a consciência tranqüila, ou pesada, ou torturada). Consciência significa também ter noção, ter conhecimento, idéia de algo; inclusive ter autoconhecimento, conhecimento do outro, do coletivo, ter consciência social.

Mas não é dessa consciência que vamos falar, e sim do alargamento ou expansão da consciência da Alma, o Princípio do Meio, ou Princípio Mediador, o Princípio Crístico existente quer na natureza, quer no homem. Estamos falando da Alma, a força atrativa do Universo, que é a própria força da evolução; a Alma que é a base da consciência em todas as formas, a consciência que se manifesta gradualmente, desde o átomo mineral até o plano mais elevado.

E o ponto de partida para este estudo, esta pesquisa, foi o item 233 do livro Comunidade, da série Agni Ioga (3º livro, publicado em 1926, e em português em 1977).

No índice, o tema "consciência" está associado às palavras, além de alargamento, "ampliação", "aperfeiçoamento", "aprofundamento", "crescimento", "desenvolvimento", "desdobramento", "enriquecimento", "evolução", "expansão" - 10 vocábulos intercambiáveis para nos fazer entender, sem sombra de dúvida, a verdadeira destinação da criação: caminhar sempre para diante e para cima, sempre.

No item 233 diz Morya, "Muitas vezes temos conversado sobre o alargamento da consciência, e a aquisição de muitas qualidades úteis." Ele não especifica quais são as "qualidades úteis" ligadas ao alargamento da consciência, deixando que cada um de nós faça sua listagem particular. (Abrindo um parênteses: Eu me perguntei quais seriam essas "qualidades úteis" e, determinada que estava de me ater ao livro Comunidade, recorri ao seu índice, onde encontrei 22 qualidades, apenas. Apenas!!!)

Abrangência Adaptabilidade Austeridade Aceitação
Compaixão Constância Cooperação Dignidade
Discrição Empenho Firmeza Flexibilidade
Fidelidade Paciência Renúncia Responsabilidade
Serenidade Simplicidade Solidariedade Ternura
Vigilância Vontade

Prosseguindo o trecho anterior ao parênteses: Que faremos para alargar a nossa consciência? Haverá uma receita pronta? e encontramos: "A cada um conforme a sua necessidade", e logo a seguir está dito que o alargamento da consciência é uma "dádiva da evolução". Nós não sabemos em que ponto do caminho nos encontramos, nem isso deveria preocupar-nos. É notório que a evolução consiste num processo extraordinariamente longo e lento e assim, não nos surpreende o que é dito a seguir: "Se é difícil perceber o crescimento de um cabelo, é muito mais difícil detetar o crescimento da consciência. É errado pensar que se pode observar o crescimento da consciência".

Talvez estas palavras do Mestre ajudem os estudantes, que somos todos nós, que possam ter o hábito de analisar angustiadamente se estarão ou não progredindo, a lembrar que este é um hábito inútil e prejudicial por duas razões, segundo Morya: -Se pararmos para nos auto-flagelarmos com críticas e dúvidas, perdemos a conquista; -Nas ações e nos resultados é que se conhece a direção correta, e por essa razão, os "Mestres preferem até uma ação errada à inação".

Também diz que "Com uma consciência ampliada, não há imobilização, mas sim um progresso sem restrições". (27) E que embora seja impossível enumerar os meios de expansão da consciência, em todos eles jaz a compreensão da verdade e do auto-sacrifício". (79)

Há um fato a lembrar - é que essa ampliação, esse aperfeiçoamento, pode ser negligenciado, ou até mesmo desconhecido, se desconhecermos o objetivo da evolução, segundo o Ensinamento Esotérico ou Ocultista. (Abrindo um novo parênteses: encontramos em Magia Branca - a Magia da Alma - O ensinamento esotérico ou ocultista é pautado na Sabedoria Eterna, cujos postulados fundamentais são:

1º - Há uma Energia ou Vida responsável por tudo que existe. Esta é a base do Monismo. "Deus é Um". Quando se manifesta produz a dualidade Espírito e Matéria.
2º - A Vida ao se manifestar através da Matéria produz um terceiro fator que é a Consciência, a Alma de todas as coisas. Esta é a Teoria da Auto determinação.
3º - O objetivo para o qual a Vida ganha Forma e o propósito desse Ser manifestado é o desdobramento da consciência ou alma. Esta é a Teoria da Evolução da Luz.
4º - Todas as Vidas se manifestam ciclicamente. Esta é a Teoria do Renascimento ou da Reencarnação.
Estes são os fundamentos da Sabedoria Eterna: A existência da Vida e o desenvolvimento da consciência através da utilização cíclica da forma. Fecha parênteses)

Mestre Djwhal Khul diz que "a expansão da consciência deve ser uma experiência prática sempre constante. Nenhum ensinamento terá valor enquanto não se torne um fato para nós, ou seja algo vivo e definitivo para nós. Dai o valor da meditação sobre um ideal.

A expansão da consciência acompanha o caminho que conduz para o alto, pois cada passo desse caminho para a frente e para o alto acrescenta uma maior rapidez de vibração e maior sensibilidade. Há definidas expansões de consciência que abrem ao discípulo a conscientização dos pontos a serem atingidos. O passo seguinte é aprender a lição e por em prática, na meditação e no experimento, as verdades sentidas.

Este é um processo longo - assemelha-se à operação de uma soma, algarismo por algarismo, parcela por parcela - assim, a soma vai sendo acompanhada, até que a resposta vai sendo alcançada." Magia Branca, 352.

Também Morya, nos ensina algo semelhante, quando nos aconselha a manter uma correlação entre expansão e fortalecimento do novo terreno conquistado. Diz Ele: "Se uma vitória da consciência não for consolidada tecnicamente, então, em vez de uma luz constante, a consciência ficará cheia de faíscas agudas e dolorosas. É preciso acostumarmo-nos ao silêncio temporário da consciência, pois nesses momentos, a consciência se acostuma a uma nova aquisição. Durante esse período de assimilação da consciência, é como se a borboleta estivesse aprontando novas asas coloridas; não devemos pois, danificar o casulo."(149)

Aqui encerro o meu trabalho; quero porém, partilhar com vocês a agradável surpresa que tive quando, ao chegar à última folha deste livro, encontrei estas duas inesperadas perguntas: 1- "Trabalhador, quando a energia é transmutada num oceano de luz, tua consciência se agita ou se expande?" 2- "Trabalhador, fica o teu coração temeroso ou exultante quando diante de ti, surge o infinito?"

Palavras-chave: Consciência. Expansão. Consolidação. Evolução. Resumo: A consciência está sendo abordada como a principal característica da Alma, cujo desenvolvimento e crescimento constituem a razão pela qual a Vida toma forma e percorre o caminho da evolução. Bibliografia: Morya - Comunidade, 233, 149, 79, 27. A. A. Bailey - Magia Branca, 352,8-10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário