18.10.07

muktananda


Quando uma pessoa realiza todas as suas ações com amor supremo e com consciência de que o Ser está em todo lugar e em todas as coisas, sua vida mundana torna-se espiritual. Então ela não precisa seguir nenhuma prática especial para encontrar Deus. Não precisa abandonar sua casa e família. Não tem que ir a um ashram ou a um templo. Pode encontrar Deus exatamente onde está.
Um homem sabe que é um homem; não precisa ficar repetindo o mantra "Eu sou um homem, eu sou um homem". Uma mulher sabe que é uma mulher; não precisa ficar repetindo o mantra "Eu sou uma mulher, eu sou uma mulher". Do mesmo modo, uma vez que você tome consciência de que você é o Ser, não precisa ficar repetindo "Eu sou o Ser, eu sou o Ser".
A experiência do Ser é a mesma para todos. Essa experiência existe no interior de todos nós. Não vem do exterior. Assim sendo, vá fundo, fundo para dentro... Tudo o que tem a fazer é voltar-se para dentro e meditar em paz no Ser.
Se você ficar tentando satisfazer os seus desejos, eles arderão cada vez mais alto até consumirem você completamente. A única maneira de conseguir experimentar paz é tornando-se livre dos desejos, e a única maneira de tornar-se livre dos desejos é reconhecê-los e controlá-los.
Um buscador espiritual está atrás do prazer , mas o prazer que procura não é o prazer dos sentidos. É o prazer do Ser, a beatitude do Ser. As pessoas correr atrás dos prazeres dos sentidos porque não estão conscientes de sua verdadeira natureza, nem da beatitude que aí se encontra. Os prazeres dos sentidos são como águas de uma miragem.
Durante muitos anos você esteve acumulando as impressões do mundo. Esteve enchendo a sua mente e coração com a noção de que é pequeno, que é fraco, que é pecador. Aprendeu estas coisas de seus professores, de sua sociedade e de todos os livros sagrados de diferentes religiões e passou a acreditar neles. Pensava a seu respeito como uma criatura limitada, aprendeu a ver pecado no Ser puro. Como resultado, você vem nadando num oceano de sentimentos limitados - desejos e anseios, apego e aversão, raiva e ciúme. Agora a sua mente e coração tornaram-se tão nublados e embotados, que você não pode ver a luz do Ser e, mesmo quando alguém lhe diz que você é o Ser, você não consegue aceitar. Por isso você precisa fazer sadhana (prática espiritual) Sadhana é o meio pelo qual você pode tornar seu coração puro e forte o bastante para reter o conhecimento da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário